Os motores de corrente alternada, são motores elétricos industriais que recebem a subclassificação de síncronos, assíncronos, trifásicos e monofásicos. Um motor que é assíncrono pode sofrer escorregamento de acordo com a intensidade da carga e, mesmo assim, é usado por muitas empresas. Já os motores elétricos industriais síncronos, costumam ser mais utilizados em grandes usinas, como termoelétricas e hidrelétricas.
Os motores de corrente contínua, caracterizam-se como motores elétricos industriais, que exercem sua função com a influência da corrente continua. As partes de corrente contínua de um motor elétrico industrial são quatro, rotor, escovas, estator e anel comutador. Cada uma delas representa um papel importante para o funcionamento do sistema.
No rotor ou armadura, como também é conhecido, possui um ou mais rolamentos. E, quando esses rolamentos recebem energia, geram um campo magnético. Atraídos pelo lado contrário, os polos magnéticos gerados pelo estator, fazem com que o motor revolva. Conforme ocorre a rotação do motor, os rolamentos vão sendo energizados, gerando uma mudança chamada comutação.