Manutenção dos Rolamentos

Todo equipamento precisa ter a sua manutenção em dia para que ele tenha o seu perfeito funcionamento e não corra o risco de ter paradas na produção, além de ajudar a aumentar a confiabilidade, reduzir os custos operacionais e melhorar até mesmo a segurança do trabalhador. Podemos citar algumas das principais causas de falhas prematuras de rolamentos, sendo elas:
– Montagem Incorreta: Erros na hora da montagem dos rolamentos podem ocasionar falhas, além de contribuir para o desgaste acelerado da peça, aumentando assim as suas chances de quebras.
– Lubrificação Inadequada: Como qualquer outro equipamento, os rolamentos também precisam de lubrificação adequada. A falta de lubrificação contribui para o desgaste da peça, reduzindo a sua vida útil e aumentando a chance de quebras e paradas fora de hora.
– Contaminação: Neste caso é importante ficar atendo aos fatores do ambiente externo que também podem afetar a vida útil do rolamento e podem trazer futuramente problemas com a fata de manutenção preventiva, como a poeira, excesso de calor entre outros.
– Sobrecarga: A forma de operação do equipamento também pode interferir na vida útil da peça. Praticas não comuns, que fogem do recomendado podem gerar a sobrecarga, colocando assim a peça em risco e aumentando as chances de quebra.
– Desgaste Natural:Assim como qualquer componente de equipamento, os rolamentos também podem sofrer com a ação do tempo. E através da manutenção preventiva é possível monitorar e acompanhar esses desgastes naturais causados por influências externas, além de ajudar a identificar sintomas que podem ser responsáveis por quebras futuras que possam vir a acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *